domingo, 29 de maio de 2011

Mais que apenas um sorriso

Hoje uma borboleta pousou no meu ombro. Veio tão tranquila e pousou tão confiante que não tive coragem de tirá-la dali. Batia asas sutilmente, me olhando, como se me pedisse permissão para repousar em mim e ao mesmo tempo me desafiasse a mandá-la embora.
Não demorei a abrir um sorriso, e assim como o fiz as várias outras pessoas ao redor o fizeram enquanto ela apenas andava em círculos como se observasse todos, calma, como se já soubesse a reação que causava, mas não se cansava de observá-la.
Incrível como as pessoas dizem estar na busca constante pela felicidade, sendo que a encontram nas situações mais simples de suas vidas. Incrível como conseguem sorrir ao ver uma flor, uma borboleta, um pássaro voando, uma demonstração de afeto qualquer, e ainda sim admitirem que são completamente infelizes.
Incrível como essa busca caminha de mãos dadas com a vida até esta última acabar, quase sempre. Vejo pessoas sorrirem apenas por me ver sorrir para elas, vejo pessoas de bom humor só por tratar elas com o mesmo bom humor, e é enigmático o fato de que mesmo fazendo mais efeito, elas dão menos importância pra esses pequenos momentos alegres do que para os pequenos momentos de tragédia ou até a rotina irracional. Tão natural é a felicidade que as pessoas a procuram em todos os ambientes ao redor, e se esquecem de que ela sempre esteve aguardando num único lugar: dentro de si.
Felicidade não é algo que se deve achar, é algo que se deve libertar, é o sentimento puro de encarar a vida com disciplina e maturidade, sem se deixar tomar conta pelas emoções ruins, e mantendo sempre, mesmo que forçado, o sorriso no rosto. Felicidade não é algo que se deve procurar doentia e possessivamente, pois é com a naturalidade que se mostra um sorriso ao próximo, que o teu sorriso surge também, diante o dele, e ajuda a manter este ciclo.
Não há motivos para desconfiar e evitar todos, se isolando em seu mundo próprio, pois onde há uma pessoa que se isola e desconfia de você, há também uma que espera desesperada por um sorriso seu. Não há motivos para se entregar à rotina e se perder no meio anti-emocional de toda aquela racionalidade diária, pois para cada pessoa que se perde nesse meio, há também uma que só se perdeu ali porque não encontrou a felicidade que tanto procurava.
As vezes temos vontade de mudar e agir de acordo com nossas próprias vontades, de agir com o que nos parece melhor ao invés de seguir o que está prescrito em leis e regras de uma sociedade infeliz, e é aí que nós devíamos nos empenhar. Não se pode se perder na infelicidade, pois para cada pessoa que expõe uma linha séria nos lábios e um olhar severo, há uma borboleta para despertar um sorriso ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário