terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Lições de um bom amor













                                                               Olá! 



Estou escrevendo esse texto porque senti uma vontade grande de compartilhar com vocês ótimos aprendizados que eu obtive com alguns anos em um bom relacionamento amoroso.
Esta é a síntese de algumas das mais importantes vivências que a vida me trouxe em aprender que um relacionamento amoroso bom não acontece, é construído, e eu espero que seja uma boa leitura para vocês!









   A primeira coisa que aprendi com meu namoro e que me vale para todos os relacionamentos é que o maior fator de um relacionamento que você vive é você. E talvez isso pareça bobo, mas aprendendo isso eu entendi que a sua postura define o que você vive dentro de uma relação, tanto pelo sentimento que você inspira na pessoa, quanto pela maneira com que você recebe o que te é doado.
   Pra mim é o primeiro e mais importante passo pra ter um relacionamento saudável, pois é assumindo seu posto que você faz acontecer tudo aquilo que o senso comum costuma dizer ser impossível: o convívio continuar sendo agradável independente do tempo, o perdão seja lá do que for, a construção da confiança e sinceridade e a abertura de coração que faz um amor valer cada minuto a pena.




   Essa abertura inclusive é a segunda lição valiosa que eu aprendi com essa vivência: Ter vontade e esforço em aprofundar o relacionamento faz ele melhor, mesmo que haja dificuldades.
   Uma coisa que me ficou bem clara é que as experiências de vida de duas pessoas são mais complexas e graúdas do que a gente está acostumado a entender. São crenças, costumes familiares, linhas ideológicas, diferentes noções de certo e errado, entre outros. Quando você se abre para uma pessoa querendo que ela te receba e te ame como você é, esperar isso na primeira tentativa chega a ser uma ingenuidade (mesmo assim não nego que possa acontecer), pois o melhor de se criar fidelidade, confiança e amor pelo que cada um tem de íntimo você consegue persistindo com o tempo, pois depois de um certo tempo de convívio as pontas ásperas aparecem, e esse momento onde muitos relacionamentos costumam acabar é uma porta enorme de amadurecimento e fortalecimento pra um amor verdadeiro e digno, com uma confiança muito mais valiosa do que o cristal que se quebra nas primeiras desilusões.






   E isso leva ao terceiro aprendizado que eu tive: a confiança saudável é bem mais do que esse cristal frágil das primeiras expectativas e é mais do que benéfico esse cristal quebrar. A verdadeira confiança, aquela forte que te faz sentir seguro no amor e seguir tranquilo é pautada na pessoa que você se relaciona e não na imagem platônica que você tinha dela quando a conheceu, e isso é maravilhoso, pois uma pessoa completa é muito mais do que aquela fantasia que montamos na nossa cabeça de amor eterno e sem defeitos com lantejoulas e trombetas de anjos, MUITO mais.
   Essa confiança real contém gratidão pelo que te agrada, compreensão e paciência com o que te incomoda e felicidade por tudo que você ainda não conhece, pois cada nova experiência a dois te constrói pra vida. É o que te faz capaz de saber lidar com a pessoa com a qual você caminha, e estar em paz por saber que isso acaba sendo recíproco.







   A quarta boa lição de um amor gostoso pra mim é de longe o bom humor. Rir é a mais deliciosa delícia das delícias seja lá com quem você estiver. Hahaha
   Ainda tem muitos tabus sobre a maneira com que as pessoas deveriam viver uma relação amorosa (que caso você não saiba, não precisa ter regras sociais) e eu acho triste conhecer pessoas que ainda não se permitem serem uma maravilhosa amiga ou amigo para o seu par, pois quando o seu relacionamento junta a fidelidade matura com o bom humor de uma boa amizade é o ponto onde começa a fazer sentido sonhar estar com uma pessoa pela vida toda.
   Rir é uma maneira alegre de melhorar o convívio e lidar inclusive com assuntos que com excessiva seriedade seriam complicados, além de deixar a vida a dois mais leve. (lembrando que riso e alegria são coisas muito diferentes de deboche e fuga).




   E por último nesse texto eu queria dizer que amando eu aprendi que a vida é mais gostosa quando decidirmos ser menos nas futilidades, e isso é algo que levo pra vida. Estar num relacionamento amoroso me fez perceber quantas vezes no meu dia a dia eu deixava de conviver bem e seguir tranquilo pela necessidade de não abrir mão de uma opinião, estar certo ou talvez controlar uma situação inclusive com pessoas que eu nunca tinha visto até ali e nem veria mais.
    Isso é algo que foi um aprendizado doloroso fruto de um orgulho grande que vem sendo desconstruído com muito amor. Foram bons momentos de conflito interno onde eu me peguei questionando “se eu gosto tanto dela e nos quero bem por que sou tão resistente com uma coisa tão pouco significativa na minha vida?”.
   E a conclusão final foi que não há um motivo bom para isso, e que escolher ser humilde vale mais a pena, e quando você o faz, seu parceiro ou parceira aprende a fazer também. É aquele maravilhoso momento onde você aprende que ao invés de estar certo, prefere estar bem com quem ama, e no momento onde os dois preferem estar bem começa paz no coração de uma maneira linda, até porque esse é um momento onde aquela confiança maravilhosa da terceira lição cria sua base mais forte.




E por hoje são essas as coisas que gostaria de compartilhar com vocês.
Eu agradeço muito a leitura e espero que tenham uma vivência amorosa tão maravilhosa quanto a que temos aqui!






Até a próxima e muito amor. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário