sábado, 10 de setembro de 2016

Sentimentos dos 20 e poucos anos





  Não lembro de ter passado uma sensação tão agoniante como a de ser alguém com seus 20 e poucos anos. As dependências acabam e as carreiras começam. As pessoas de família querem que você deixe de depender e cresça, mas comece a fazer isso pra ver o turbilhão de apegos que controla eles e você, e bagunça tudo. Os medos crescem e as certezas diminuem e é por isso que hoje vou falar um pouco dessa experiência pra vocês na esperança de ajudar alguém que também passa esse enrosco. Leia com calma, pode ser desconfortável no começo, mas o “plot twist” no meio vai fazer o final te agradar bastante!
  
  Ultimamente eu vejo uma padronização nos sentimentos e nas concepções, nessa fase de crescimento de cada um, que me incomoda um bom tanto, e não digo isso atoa, amiguinhos, esse incômodo vem do fato de eu ser um dos que sofre com esse caso.
  
  Eu cresci sendo uma pessoa sensível e acreditando fortemente em amor, compaixão, amizades, companheirismo e outros bons valores, e talvez por isso seja tão contrastante pra mim o fato de que as orientações e influências para se “crescer” sejam para abandonar esses valores e me tornar uma máquina de competir e acumular.
  
  Hoje me parece que a versatilidade das histórias que eu contava e a pureza que eu tentava colocar nos poemas que eu escrevia devem ficar de lado, me sinto constantemente cobrado por alguém que eu nem ao menos consigo ver, um contexto maior que te envolve e você nem vê de onde veio.
  
  É triste ver como muitos jovens estão confusos no mundo, pois estão entre o sacrifício e o martírio ensinados pela geração anterior, e a busca dos sonhos almejada pela atual. Eu vejo nisso muita confusão, muitas pessoas querendo guiar vidas sem saber guiar, ou ao menos se dedicar em entender com mais profundidade o que é vida.
  
  “Melhor” hoje é algo que parece estar vinculado antes a “mais” do que a “diferente”. São pessoas e mais pessoas que disputam vagas em trabalhos e cursos pra tentar exercer funções em cargos que não querem e usar talentos que não têm, pois seus verdadeiros talentos são desencorajados a despertar. Tentam conseguir “mais” dinheiro para comprar coisas “melhores” quando o que queriam é apenas fazer algo “diferente” dos caminhos de suas vidas.
  
  Triste também  ver as compensações gerais. A falta de tempo se compensa com dinheiro, a falta de afeto com sexo, a de amizades com redes sociais, e a de um bom trabalho com compras. Nenhuma das compensações, porém chega aos pés de te dar aquilo que você almeja e no meio de toda essa lambança, os jovenzinhos continuam a ser impelidos a fazer igual a quem já sofre com isso.
  
  E é por isso que eu venho aqui hoje te dar um pouco daquilo que aprendi pra superar dores como essa, colega. ;)
  
  Perceba que as pessoas não são críticas com você por você agir como age, elas são críticas, pois são críticas e por mais patético que isso pareça, é só um costume e você não devia se deixar atingir por isso.
  
  Entenda que quando começam a ser “adultas” as pessoas estranhamente começam a assumir o fato de que o bem estar delas depende de ouvir isso da boca dos que a cercam, ao invés de sentir isso verdadeiramente desde os pensamentos íntimos até o físico funcional do corpo.
  
  Seja com gosto você em todo o seu ser. Todos os seus “defeitos”, seus bugs, seus descompassos, seja isso pra que você passe a ver sua beleza real com seus olhos e não dos outros e aprenda que seus defeitos talvez não sejam más qualidades, apenas diferentes.
  
  Se expresse, sinta amor, dê tempo para si, não tenha pressa nem medo, seja coragem em cada ato e quando falhar você sempre pode fazer bom uso do que aprendeu.
  
  Abrir mão de si pra ser alguém mais “aceitável” te faz menos aceitável pra si mesmo, e se aceitar é o primeiro passo para se amar, que faz a vida bem melhor independente do contexto. Quanto as pessoas que te criticam, não ligue, elas não vão saber o seu devido valor tão bem quanto você. J
  
  Não caia na armadilha da “vida segura” amigo. Se você quer se tornar alguém genérico pra viver uma vida genérica é bem provável que você desenvolva altos níveis de stress e não consiga esboçar um sorriso com a sua segurança. Não se esqueça que stress destrói sua saúde e que sua saúde destruída significa você destruído. Não se esqueça também que as princesas nas torres estavam seguras do mundo, mas ao mesmo tempo distante dele.
  
  Você é humano, isso significa que é inteligente e adaptável e isso é o que você pode ter de melhor na vida: você mesmo! Viva as dificuldades, os perrengues, os entraves, tropeços e aprenda a lidar com tudo isso pra que as dificuldades sejam algo a se superar ao invés das dificuldades serem você.
  
  Vai fundo no que sente, no que almeja, seja como for a vida você é capaz de seguir em frente independendo das condições.

  Espero ter ajudado com alguma coisa! Agora vai lá e se atira nessa vida! ;D

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário