segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Sobre conflitos e ódio



  Tenho visto ultimamente muito conteúdo compartilhado sobre conflitos políticos, religiosos ou seja lá qual o motivo do interesse, e hoje estou aqui para falar sobre eles com vocês.
  
  Quantas vezes você já não viu aí na sua rede social um post acusando religião , ateísmo, pessoas de esquerda, direita, jogos eletrônicos, entre outros, de serem o motivo de algum evento trágico e caótico como uma briga ou guerra?

  Pois bem, espero que depois desse texto nenhum desses conteúdos faça mais sentido na sua cabeça, amigo, pois hoje estou aqui pra lhe dizer o verdadeiro motivo de tanta agressividade, que é a crença maior das pessoas de que a melhor solução dos problemas é a violência.

  Sei que parece chato e bem clichê, mas a questão é bem simples: você não bate naquele que você acredita não precisar apanhar, você não insulta aquele que acredita não precisar ser insultado, você não fere aquele que você acredita não precisar sentir dor. E esse é um grande problema base, a falta de tato das pessoas em saber lidar com a dor e o amor.

  Quando você apanhou alguma vez na sua vida se tornou alguém mais inteligente, alegre e racional, ou simplesmente aprendeu a calar a boca ou revidar? Das vezes que você cresceu por sofrer foi por sentir dor ou pela reflexão que teve depois? Talvez se antes de ser surrado você fosse convidado a usar a inteligência, as coisas não seriam tão dolorosas não é mesmo?

  Somos uma sociedade que cultua guerra até os dias de hoje, desde os extremistas que querem exterminar as diferentes crenças e opiniões, até o *momento cineminha* onde você se compraz com o herói batendo no vilão. Somos impelidos desde jovens a competir e usar a força, física ou intelectual, pra se sobressair sobre quem pode pegar a nossa oportunidade atual ao invés de lidar juntos com escolhas e aumento de oportunidades para mais pessoas. Visto que somos uma sociedade inteligentíssima, isso me parte o coração.

  Não estou dizendo que as dores não são benéficas ao ser, veja bem, mas para fazer com que uma dor tenha valor e seja benéfica, não conheço um ser humano que tenha tanta inteligência quanto a vida de colocar as ocasiões certas nos momentos certos para a reflexão sobre se mudar ser mais atrativa do que a de revidar. Se tivessem essa inteligência organizacional e harmônica, certamente a violência não seria um recurso.

  Não é irônico que o desempenho no vestibular seja melhor nos alunos que competem pela mesma vaga, mas estudam juntos? Não é curiosamente mais pacífico como as coisas são melhores quando os carros que te rodeiam no trânsito estão cooperando com os próprios atos ao invés de acusar os seus? E aquela festinha de fim de ano que você da na rua da sua casa com todos os vizinhos? Bem melhor do que quando você fala mal deles pra outra pessoa não é?

  Somos hoje um povo forte e capaz. Lidamos com as mais diversas dificuldades com soluções inteligentes de maneira que os nossos antigos gênios se sentiriam orgulhosos, qual então a necessidade de se derramar sangue e lágrimas quando já aprendemos a fazer jorrarem os sorrisos? Se você sabe bem como dar um abraço, como se faz uma boa conversa, como se faz um elogio inteligente, qual o motivo de ainda acreditar que vai construir um mundo melhor com tapas e socos, tiros e bombas? Estes últimos não te fazem sofrer loucamente contigo quando acontece com você ou alguém próximo? Então pra que ensina como agir assim pra tantas outras pessoas?

  O mundo não é só daquele que pertence a tal e tal organização ou seita, é de todos nós. Humanos, animais, plantas, fungos, etc. Talvez se parássemos de escolher pessoas para chamar de “nossos” e nos sentíssemos “nossos” todos juntos, sem exceções, o mundo sorriria mais ao raiar o sol do dia seguinte, não é mesmo?

  Só acho que somos juntos sábios o suficiente para deixarmos de ser bárbaros. Não se engane amigo, o mundo que você desfruta é construído também por aquele que você repele em todas as partes. Saber lidar com conflitos é saudável, mas a partir do momento em que o seu próprio organismo entra em conflito consigo talvez você não esteja sabendo administrá-los.

  Então da próxima vez que você tiver vontade de gritar ou bater, pense bem se a melhor solução não seria um simples ato bom ,que pode desgastar o seu ego, mas construir os seus sorrisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário